• Slideshow 1
  • Iris Margarida Rodrigues de Almeida Santos nasceu em Lisboa a 13 de janeiro de 1986. Estilista portuguesa radicada desde 2011 em Moçambique. Aos seis anos Iris Santos mudou-se para a capital da Alemanha, onde residiu seis anos até 1998 ano em que se mudou por dois anos para o Brasil. Mais uma nova cultura que iria marcar a sua vida, quer no estilo quer a nível criativo. No Brasil apaixonou-se pelas cores tropicais, que iria reencontra-las mais tarde na Capulana moçambicana.


    Regressou em 2000 a Berlim, Alemanha e em 2005 Iris inicia os seus estudos na Humboldt University of Berlin, onde tirou dois cursos superiores: o de Historia Contemporânea e Arqueologia da África do Norte.

     

    Em 2011 decide mudar-se para Maputo, Moçambique. Em 2012 Iris Santos participa na primeira exposição MAVHOKO em Maputo, e no mesmo ano criou e desenvolveu malas de capulana para uma empresa moçambicana. Capulana tornou-se a sua paixão, devido às suas cores intensas e vivas, e nestes dois anos Iris escreve a sua Tese acerca da Historia de Moçambique e ao mesmo tempo cria a sua marca/empresa como estilista, baseando-se na sua arte ao usar acapulana. Iris Santos trabalhou na produção do programa de televisão “Txopela Moçambique”. e através desse familiariza-se ainda mais com a cultura moçambicana e pelas diversas localidades que visitou trazia sempre de lembrança várias capulanas.

     

    Ainda em 2012 Iris Santos apresenta a sua primeira colecção na Alemanha e em Moçambique. Através de diversos programas de televisão ela mostra a capulana numa fusão de estilos, como o clássico europeu o feminino brasileiro e por vezes com alguns tecidos indianos comprados por ela própria numa viagem à India. A mistura da capulana com tecidos indianos e também com os tecidos étnicos africanos, demonstra uma fusão de várias culturas no seu próprio estilo.